Translate

quinta-feira, 24 de março de 2011

Consórcio PCJ e Petrobrás/Replan concluem primeira etapa de projeto com plantio de 110 mil mudas O Consórcio PCJ e a Petrobrás/Replan concluíram no mês de março a primeira etapa do Projeto de Reflorestamento das Bacias dos rios Camanducaia e Jaguari com plantio de 110 mil mudas. Nesta esta inicial, que aconteceu durante o período chuvoso 2010/2011, Amparo, Limeira, Bragança Paulista, Campinas, Holambra e Pedreira foram beneficiadas pelo projeto. O projeto é realizado pelo Consórcio PCJ através de convênio com a Petrobras/REPLAN e apoio dos Comitês PCJ, através da Câmara Técnica de Recursos Naturais (CT-RN). Segundo o vice-presidente do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ e Gerente de Meio Ambiente da Petrobrás/Replan, Mauro José Lauro, os resultados da primeira etapa foram satisfatórios. “É muito bom vermos os resultados. Hoje as árvores são pequenas mudas e nós ficamos ansiosos para vê-las maiores no ano que vem e, com certeza, O Consórcio PCJ dará o apoio na manutenção das mudas e propiciará para que isso aconteça”, diz Lauro. No total, 22 municípios serão atendidos pelo projeto até o final de 2011 e início de 2012, quando ocorre o período chuvoso na região. Mais 90 mil mudas ainda serão plantadas nesta segunda etapa, contabilizando um total de 200 mil mudas. Um dos beneficiados com o projeto, o proprietário rural Arien Van Vliet acredita que o projeto beneficia a população e o meio ambiente como um todo. “A intenção de recuperação da mata ciliar nesta área se deu por conta da importância que ela tem para as águas. Recuperando, estamos contribuindo para o aumentando da disponibilidade de água no futuro. Além disso, é muito satisfatório ver a fauna e a flora renascendo e ganhando vida”, comenta Vliet. Para o engenheiro e consultor técnico da Gerência de Meio Ambiente da Petrobrás/Relan, Jorge Mercanti, “O maior desafio para os próximos trabalhos é a conscientização dos proprietários rurais sobre a importância da recuperação. Agora, o resultado obtido é fruto de muito esforço e dedicação, sobretudo ao poder de articulação do Consórcio PCJ de todo o processo do programa”. Em 19 anos de existência, o Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ plantou cerca de 3,5 milhões de mudas nas bacias PCJ. A entidade enfatiza sempre que mais do que plantar árvores o importante é despertar a consciência de preservação e respeito ao meio ambiente e a importância de recuperar e preservar rios e mananciais. Assessoria de Comunicação - Consórcio PCJ Telefones/Fax: (19) 3475 9408 / 3475 9400 E-mail: imprensa@agua.org.br www.agua.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

vocêsabeessa

EU SOU SIMPLESMENTE LINA.

PRECONCEITO

MEUS AMIGOS Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril. Oscar Wilde