Translate

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sukha-purvak — Respiração polarizada. Sublimação — Termo criado pelos psicanalistas para significar o processo inconsciente de canalização para fins socialmente aceitos ou espiri- tuais, a energia sexual. Super consciente — Nível transcendente da mente. Supta-ardha-gorakshasâna — Uma técnica de vitalização. Sushumna — Nervo sutil (naddi) central, correspondendo à medula, Svadcaya — Estudo do Ser. Tantras — Certos tratados sobre métodos relativos à Laya-Yoga. "O sis- tema" diz Wood, "contém as principais fórmulas para a adoração dos Deuses... com vistas ao uso de poderes". Tantrismo — Escola esotérica à base dos tratados tântricos. Tao — Livro básico do taoísmo, do sábio chinês Lao-Tsé. Tapas — Paciência e tolerância. Taquicardia — Aceleração do pulsar do coração. Telencéfalo — Parte frontal do cérebro. Terapêutica — Terapia, tratamento. Tha — Símbolo da polaridade negativa do Universo. Thalâsana — Pose da palmeira. Timo — Glândula endócrina localizada pouco acima do coração, desen- volvida na criança, regride no adulto. Tiroxina — Hormônio produzido pelas glândulas tereóides. Titiksha — Resistência. Tono — Grau normal de contração presente em muitos músculos, que os mantêm sempre prontos para agir quando necessário. Refere-se também aos nervos e, por extensão, aos estados psíquicos. Tóxico — Veneno. Toxina — Veneno segregado por germes ou outras formas de vida animal ou vegetal.1 Tratak — Fixação dos olhos. Triguna — Três gunas(atributos da natureza) . Trikonâsana — Postura (âsana)do triângulo. Trikuti — Ponto entre as sobrancelhas; olho de Shiva; terceiro olho. Tyaga — Não se considerar como autor das ações, mas a Divindade. Olcera — Lesão e inflamação de superfície. Upâsana — Perene adoração do Onipotente. Uppanishads — Livros conclusivos dos Vedas, fundamento da filosofia Vedanta. Vagotonia — Funcionamento excessivo do vago, resultando em funcio- namento defeituoso dos órgãos abdominais que ele comanda. Vama — Direita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

vocêsabeessa

EU SOU SIMPLESMENTE LINA.

PRECONCEITO

MEUS AMIGOS Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril. Oscar Wilde