Translate

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Por Marcelo Santos

A forma atropelada e precipitada de tomar decisões na área ambiental tem sido a marca registrada do governo federal, em especial nas questões referentes ao licenciamento ambiental. A visão de que o meio ambiente é antagônico ao desenvolvimento é não apenas equivocada, mas bastante retrógrada e contrária aos interesses nacionais.

Em momento algum o governo federal, nos últimos quase oito anos, apresentou qualquer tipo de preocupação ambiental em suas ações efetivas, salvo aquelas de maior visibilidade, preocupando-se apenas com a criação de uma imagem pública ambientalista, quando na verdade, a prática é outra.

De fato, por exemplo, ações bem sucedidas para a redução do desmatamento na Amazônia devem-se basicamente à coragem e dedicação de colegas que em muitos casos expõe suas próprias vidas à risco, sem receber mínimas condições de exercício de suas funções. Indo além, podemos citar o progressivo desmonte do IBAMA, órgão executor da Política Nacional de Meio Ambiente, com a progressiva e constante retirada de suas atribuições e a posterior criação de novos órgãos que recebem tais atribuições, mas não são devidamente capacitados técnica e administrativamente.

Por outro lado, no Congresso Nacional tramitam projetos de iniciativa do governo federal ou de seus aliados que propõe danosas alterações ao Código Florestal, anistia a desmatadores, dentre outras propostas igualmente danosas ao meio ambiente e à nação brasileira.

No âmbito do Ministério do Meio Ambiente (MMA), desde 2006 a carreira de Especialista em Meio Ambiente tem a sua reestruturação negada pelo governo apesar de acordos assinados e não cumpridos, em flagrante desrespeito à uma categoria que exerce honradamente suas atribuições. É no mínimo injusto e aviltante o fato de que dentro da própria estrutura do MMA, os servidores do IBAMA, Instituto Chico Mendes (ICMBIO) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB) recebam vencimentos INFERIORES À METADE dos vencimentos percebidos pelos servidores da Agência Nacional de Águas (ANA), autarquia que também integra a estrutura do MMA.

Em abril de 2008, o governo federal assinou mais um acordo com a categoria, que previa a criação de um Grupo de Trabalho com o intuito de finalmente reestruturar a carreira, o que, por exclusiva inércia do MPOG, responsável pela condução do GT, acabou por não ocorrer. Em função disso, em 5 novembro de 2009 o MMA, por meio do Aviso Ministerial nº 238/2009/GM/MMA, encaminhou ao MPOG uma proposta de reestruturação da carreira de Especialista em Meio Ambiente.

Desde então, foram realizadas entre 2 de fevereiro a 30 de março passados 5 reuniões entre representações dos servidores, do MMA e do MPOG, sem que o governo apresentasse uma proposta minimamente aceitável de reestruturação da carreira, apesar de seu compromisso em resolver a questão até 30 de março. Ou seja, uma vez mais o governo federal não cumpre o prometido, em mais um flagrante desrespeito à nossa categoria.

Em função do exposto e de todos os demais problemas ambientais que sequer foram citados aqui, e que são rotineiramente enfrentados em nosso dia a dia, os servidores do MMA, IBAMA, ICMBIO e SFB decidiram em assembléias realizadas em todos os estados, por entrar em greve por tempo indeterminado com o intuito de concretizar, finalmente, após tantos anos de descaso, promessas e acordos não cumpridos, a reestrutruração da carreira de Especialista em Meio Ambiente.

Finalmente, cabe ressaltar que nossa luta não se limita a melhorias na remuneração da categoria, mas também à criação de garantia de condições mínimas de trabalho que assegurem a qualidade e eficiência da realização de nossas atribuições, tão importantes para o presente e futuro da Nação e do Povo brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

vocêsabeessa

EU SOU SIMPLESMENTE LINA.

PRECONCEITO

MEUS AMIGOS Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril. Oscar Wilde