Translate

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Márcio Benjamin Costa Ribeiro

advogado do Escritório Costa Barros Advogados Associados S/C em Natal (RN)

Criado pela Lei 9.876 de 26 de novembro de 1999, a qual, dentre outras novidades, reestruturou o cálculo dos salários de benefício, alterando a média de 36% para a dos 80% (Art. 3°), o fator previdenciário, em verdade, objetiva desestimular os requerimentos das aposentadorias, criando uma eficiente, ainda que discutível, relação inversamente proporcional entre as aposentadorias recentes e o cálculo do salário de benefício requerido.

Exposto no §7° da lei acima mencionada e esmiuçado em uma intricada miscelânea de letras e números, o cálculo do fator previdenciário leva em consideração o tempo de contribuição dos segurados multiplicada por uma alíquota fixa de 0,31 sobre a expectativa de sobrevida do segurado na data de aposentadoria, previsão esta disposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos meses de agosto, considerando-se a média única nacional para ambos os sexos.

O resultado acima ainda resta multiplicado a uma soma da idade do segurado na data da aposentadoria mais o seu tempo de contribuição multiplicado pela alíquota fixa, sobre cem, nos termos do exposto em um imprescindível anexo da referida Lei 9.876/99. [01]

Em verdade, a complicação da fórmula é o menor dos problemas para aqueles que sofreram os seus efeitos devastadores; ainda que tenham sido poupadas as aposentadorias especiais (as quais dependem de exposição a agentes nocivos por 15, 20 ou 25 anos) e utilizadas nas aposentadorias por idades apenas quando passíveis de beneficiar o segurado, o fator previdenciário, após 1999, tornou-se persona obrigatória, ainda que non gratta, nas aposentadorias por tempo de contribuição, reduzindo-as, muitas vezes, a confusos e injustos percentuais do total.

O início do fim tornou-se possível no âmbito da Câmara em face de uma emenda do Deputado Fernando Coruja, do Estado de Santa Catarina, o qual rejeitou a negativa do Presidente da Câmara Michel Temer em manifestar-se acerca do fim do referido fator, considerando que tal matéria restava estranha ao texto da Medida Provisória n° 475, de 23 de dezembro de 2009, a qual reajusta as aposentadorias de quem recebe mais de um salário mínimo por mês.

A emenda, aprovada por 323 votos favoráveis, 80 contrários e 2 abstenções, também acresceu o índice de reajuste dos aposentados de 6,14% para 7,72%.

Em respeito aos trâmites constitucionais, as alterações na referida Medida Provisória, efetivadas pela Câmara, foram enviadas ao Senado para apreciação e mantidas em votação datada de 19 de maio do corrente ano.

Tal reajuste, porém, retroativo até o último janeiro, possivelmente atingirá apenas as aposentadorias e pensões concedidas após a consolidação da referida medida, em respeito à já clássica contemporaneidade da legislação previdenciária.

Agora, o Presidente da República, deverá bater o seu martelo em decisão final.

Contudo, antes que se iniciem as comemorações e as corridas aos postos de INSS, o governo promete não facilitar as alterações sugeridas, limitando o reajuste a 7% e defendendo a permanência do fator, pois segundo os cálculos de Alexandre Padilha, ministro das relações institucionais, "o impacto anual nas contas da Previdência seria em torno de R$ 4 bilhões", entendimento reiterado pelo ministro do planejamento Paulo Bernardo, o qual considera o reajuste "exorbitante", pois insustentável pela Previdência.

Em que pese a pouca simpatia do "aposentável" acerca do caso, nem tudo resta indiscutivelmente maniqueísta; é inegável que a existência do fator em si economizou muitas divisas para a Previdência Social, nas palavras do Senador Paulo Paim, "mais de R$ 10 bilhões em dez anos".

Contudo, questiona-se de que forma está sendo utilizada a economia alcançada quando o segurado depara-se com a profusão de indeferimentos, suspensões e cancelamento de benefícios provenientes do Instituto Nacional de Seguridade Social, muitas vezes inexplicáveis, sendo necessária a intervenção judicial para o cumprimento do óbvio por parte da Previdência Social.

Ainda nesta seara, a perda de tal montante aos cofres públicos, levando-se em consideração os lacônicos pesos e medidas tributários, expostos na Lei de Responsabilidade Fiscal, impreterivelmente, refletir-se-ão em uma cobrança posterior criada, com o intuito, verdadeiro ou não, de reequilibrar as balanças fiscais do país.

Sendo assim, antes de comemorar o fim do temeroso e intrincado cálculo previdenciário, seria interessante inicialmente analisarem-se as alternativas ao mesmo e discernir com parcimônia os seus reflexos em busca de uma transição segura, econômica e socialmente eficiente, com o intuito de elaborar uma emenda tão eficiente quanto o soneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

vocêsabeessa

EU SOU SIMPLESMENTE LINA.

PRECONCEITO

MEUS AMIGOS Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril. Oscar Wilde