Translate

domingo, 18 de janeiro de 2009

O povo em defesa do meio ambiente

16/1/2009

Sociedade civil tem o poder de reverter processos que causam danos ambientais, diz estudo da USP

Tatiane Leal

A mobilização popular foi decisiva para a modificação do traçado da obra de construção de um poliduto (foto) que atravessaria a região de Ribeirão Preto, em São Paulo (foto: Lázaro V. Zuquete).

Com os problemas ambientais na pauta das discussões políticas mundiais, os líderes dos países têm sido levados a tomar decisões para frear o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio. Mas uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) mostra que não só os governos têm poder de mudança nas questões ambientais: a participação da sociedade pode interferir no rumo de projetos que gerem impactos no meio ambiente.

A administradora Roseli Nunes Coletti, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, estudou a participação da sociedade civil nos instrumentos de política ambiental no Brasil. Coletti analisou quais fatores fazem com que a população consiga garantir que o bem-estar ambiental e social prevaleça sobre os interesses econômicos que, muitas vezes, são o foco das empresas.

“A sociedade tem uma força imensa em suas mãos, se ela souber utilizar”, afirma Coletti. A administradora ressalta que, para aumentar as chances de efetividade da participação social, é preciso que ela ocorra no início do processo. No caso da implantação de uma obra, por exemplo, a manifestação popular deve acontecer já na fase denominada zoneamento ambiental, quando se estuda a adequação do terreno ao projeto. Foi o que ocorreu na construção de um poliduto que atravessaria a região de Ribeirão Preto, em São Paulo. Um estudo feito pela USP na região mostrou que existia um trecho mais apropriado para a construção do poliduto do que o estipulado pela Petrobras, responsável pela obra. Se a construção fosse feita na área escolhida pela empresa, haveria diversos riscos para o meio ambiente.

Isso mobilizou a sociedade local – em especial entidades de proteção ambiental –, que solicitou uma audiência pública para resolver o problema. Apesar da relutância dos empreendedores, a atuação da população fez com que fosse aprovada a modificação no traçado da obra. “É fundamental que haja essa participação prévia, pois, depois que a obra já está em construção, é muito difícil reverter”, ressalta Coletti.

Conscientização necessária Embora qualquer cidadão possa opinar sobre as questões ligadas ao meio ambiente, apenas uma pequena parte da sociedade civil – aquela vinculada a organizações não governamentais, associações de moradores e líderes comunitários – é representada nessas decisões.

“Infelizmente, uma parcela muito pequena da sociedade é consciente acerca dos problemas ambientais”, lamenta Coletti. Ela acredita que a educação ambiental deve ser a base para reverter o quadro. “Temos notado uma modificação a partir das crianças, que, na escola, são estimuladas a pensar nas questões ambientais”, comemora. “Fora da escola, essa educação precisa acontecer por meio de campanhas e das próprias universidades, que devem esclarecer a população oferecendo cursos de extensão.“

Para Coletti, apesar do destaque dado pela mídia à questão ambiental, as pessoas ainda estão preocupadas somente com o que as afeta diretamente e esquecem dos problemas trazidos pela destruição do meio ambiente, que muitas vezes são de longo prazo.

“Acredito que, se o brasileiro sentisse no bolso, a sensibilização seria maior”, diz a pesquisadora. “Na Europa, se você não leva uma sacola para o supermercado, é necessário pagar por uma. Aqui no Brasil, gastamos inúmeras sacolas plásticas em cada compra. Não há uma preocupação com o destino final desses resíduos. Esse tipo de hábito precisa mudar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

vocêsabeessa

EU SOU SIMPLESMENTE LINA.

PRECONCEITO

MEUS AMIGOS Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril. Oscar Wilde